Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ordem do Mérito Cultural - Tema de 2011 – Homenagem a Pagu

Agradecemos aos nossos amigos-irmãos:

Adão Rodrigues, Ailton Krenak, Ana Gomes, Arthur Jaak Wilfrid Bosmans, Caule Rodrigues Moreira, Claudio Marcio Barbosa, Clevane Pessoa de Araújo Lopes, Cristiane Marques de Oliveira, Cristiano Cançado Rocha, Daniel Silva Porto, Diovvani Mendonça, Elmo Sebastião de Paula Gomes, Gilberto Leite Mauro, James Patrick, Josélio Teixeira, Kólia Patrice Lacerda Gomes, Leila Elaine De Oliveira, Luciana Tannus Andrade, Maria A. S. Coquemala, Maria Aparecida Caldeira, Maria da Conceição Rodrigues Moreira, Maria Inês Botelho, Maria Luiza Da Silva Marques, Oscar Ribeiro Neves, Rede Aan, Ricardo Evangelista, Rozelia Scheifler Gaya Rasia, Sônia Jaqueline F.Costa e Sueli Pereira Da Silva.

Por indicarem nossa instituição para Ordem do Mérito Cultural – 2011. 

4 comentários:

  1. Um sonh que virou realidade

    Há 11 anos aconteceu o encontro dos poetas Marco Llobus (Marco Antônio de Melo Rodrigues) e o poeta Ricardo Evangelista. Foi ali, no bar do Batista, que surgiu o sonho de levarem juntos a poesia pra todo canto da cidade e do mundo. Iniciando assim, um processo de ativismo cultural e artístico na região norte de Belo Horizonte (Vetor Norte - Pampulha, Venda Nova e região Norte).
    Esse encontro ocorreu na criação do Sarau de Poesias do Centro de Cultura Lagoa do Nado - estação permanente da poesia - Criado por Waldelice de Souza (então servidora do centro de cultura Lagoa do Nado), participaram dessa construção os poetas Babilak Bah, Rogério Salgado, Evandro Nunes, Priscila Borges, Agnes Bibiane, Seu Ribeiro, Thiago Araujo, Jair Barbosa, Thibau, Hamilton Tom, Patrícia, Maroca, Sônia Stheling, Vinicius Carvalho, Gibran Müller e outros.
    Desde do ano de 2000, este grupo foi responsável pela criação e influienciou a geração de inúmeros saraus pela cidade de Belo Horizonte.
    Neste mesmo período, a evolução do processo de politicas publicas da área da cultura passou a fazer parte da agenda política da cidade de uma maneira mais consistente. Nesse contexto acontece na cidade de Belo Horizonte a implantação e execução do programa Arena da Cultura ( implementado pelos partidos da frente popular de esquerda ), que promoveu o encontro dos vários segmentos da arte.
    Em 12 de abril de 2007 os poetas fundaram e organizaram juridicamente a Associação Rede Catitu Cultural, em conjunto com o ator e diretor Fernando Fabrini, historiador Daniel Silva Porto, Músico Célio Augusto Souza Pereira, Veterinário - homeopata e agente cultural Kolia Patrice, Agente Social Valéria Evangelista.

    História contada por Ricardo Evangelista

    ResponderExcluir
  2. Partipei do sarau da lagoa e tenho lembranças marcantes dos encontros, das cenas e inclusive da qualidade dos poetas e escritores que lá passaram. Conheço o pessoal da Rede Catitu...muita música, literatura, teatro, pesquisa e muito carinho com a cultura -artística. O Prêmio será mais que merecido

    ResponderExcluir
  3. História bem contada pelo cordelista de plantão, respirei esses ares, e muitos outros entrevêros, saracutiamentos, mas como é o dizer de todo mundo "o que é do homem o bicho não come", mérito a quem é de merecimento, honremos aos grandes sonhos e reverênciemos aos realizadores. Parabéns a resistência da Rede Catitu.

    ResponderExcluir
  4. Faço votos que a Rede Catitu ganhe essa indicação. Parabéns ao Marcos Llobus e ao Ricardo Evangelista pelo apoio e belo trabalho em prol de nossos poetas.

    ResponderExcluir