Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O BAILE DA FAMÍLIA GUIGA


RESUMO DO PROJETO

Criação, montagem e circulação do espetáculo “BAILE DA FAMILIA GUIGA” – desdobramento do projeto - Memorial Familia Guiga.
O objetivo deste espetáculo é conduzir o público participante a uma viagem musical-cênica. Propõe um diálogo artístico entre tradição musical centenária da família Guiga e a resignificação, recriação e reterritorialização do baile da roça.

• Título do Projeto: O BAILE DA FAMILIA GUIGA.
• Obra: suíte musical “Memorial Família Guiga”.
• Total de Apresentações: 01
• Cidade: Belo Horizonte – MG.

PEQUENO HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Após oito anos de pesquisa; levantamento de dados; dois projetos executados. Estamos aptos a comungar e comentar sobre a magnitude dessa obra monumental, chamada de “Memorial Família Guiga”.

Podemos afirmar que chegou a hora de trazer essa tradição para o grande público, e sempre com a preocupação de traduzir esta “tradição” e seus valores para este nosso tempo.

A forma e composição escolhida, um grande espetáculo musical.
Onde retrataremos a riqueza de uma história real e oral, que perpassa mais de cem anos de tradição.

O número de composições musicais, desta familia, estima-se na casa de mais de Duzentos composições únicas e autorais.

Notoriamente mineira e especificamente da Zona da Mata de Minas - e por sua vez, defendida como um exemplar genuíno do estilo musical o "CHORO". Um “CHORO” produzido em Minas Gerais e por isto chamado com muito carinho por nós de “Um Choro Mineiro”.

Por sua vez, ele apenas vai pedir licença e reivindicar o seu direito de entrar no rol da história música brasileira, como um dos mais belos e ricos acervos da música das Minas Gerais.

Agora, vamos te contar a história. E você vai poder ouvir, assistir, tocar e dançar este patrimônio cultural, que também te pertence.



PROJETO APROVADO EM 2008 - CAPTADO NO FINAL DE 2009.

Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário